Projeto de casas meio lote

Construir uma casa em meio lote é comum entre famílias cujo filho(a) mora com os pais, acaba se casando e, sem condições de comprar um terreno, opta por construir uma nova casa no mesmo terreno dos pais. Nestes casos, é ideal que a primeira casa não esteja no meio do terreno, mas sim em uma das extremidades (frente ou fundos), além, é claro, de que o terreno tenha uma extensão minimamente adequada para acomodar duas residências.

Ainda existe outro caso, em que duas residências dividem o mesmo terreno, mas uma fica à esquerda e outra, à direita. Neste caso, o ideal é a construção de casas geminadas.

No entanto, se o seu caso se assemelha ao primeiro, talvez queira dar uma olhada nos projetos de casas em meio lote que apresentamos a seguir.


Planta de casa meio lote

Projeto de casa popular, ideal para meio lote, com 2 quartos, 1 banheiro, cozinha, salas de estar e jantar conjugadas, área de serviço e varanda, distribuídos em cerca de 47 metros quadrados de área construída (6,20 de frente por 8,20 de fundos).



Planta de chalé para meio lote

Projeto de chalé com 1 quarto (suíte), ideal para filho solteiro, edícula ou como casa de praia. Ainda conta com cozinha, depósito e sala de estar, distribuídos em cerca de 50 m² (5,90 metros de frente e 7,90 de fundos)



Planta de casa meio lote com 3 quartos

Projeto de casa de meio lote com 3 quartos, além de cozinha, 1 banheiro, área de serviço e salas de estar e jantar conjugadas. 8 metros de frente por 9 de fundos, com 52 m² de área construída.


•••

Por serem casas relativamente pequenas, o telhado pode ser trabalhado para a redução de custos. Fica a seu critério a construção de uma meia água, duas águas ou até mesmo de uma laje.

E engana-se quem pensa que em meio lote só dá para construir casa com área reduzida. Num artigo futuro, falaremos também sobre projetos de sobrados em meio lote, isto é, casas de dois andares (ou duplex, como também chamam).


Para mais projetos, acesse Só Projetos.