Pular para o conteúdo principal

Quanto custa construir uma casa?

O custo de construção de uma casa depende da combinação de inúmeros fatores, dentre os quais se destacam o preço da mão-de-obra, o local da construção e o preço dos materiais de construção. Também se deve levar em conta o padrão de acabamento da obra, que pode elevar em até 50% os valores.

Embora sejam vários os fatores a serem considerados, não é difícil calcular quanto custa construir uma casa. Um bom parâmetro a se utilizar é o CUB/m² (Custo Unitário Básico), um indicador que, basicamente, aponta qual é o custo médio de construção por metro quadrado, considerando tanto o custo de mão-de-obra como o de material, sem levar em conta o valor do terreno.


Quanto custa construir um sobrado no Brasil?


O CUB foi implementado através da Lei Federal 4.591 de 16 de dezembro de 1964, artigo 54, e é calculado mediante metodologia da ABNT – NBR 12.721:2006. Seu objetivo é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. Em função da sua credibilidade, o CUB tem sido utilizado como indicador macroeconômico dos custos do setor da construção civil. É o indicador de custos da construção, que demonstra sua relevância e que busca adequar-se a todo o desenvolvimento da construção. Assim, além de servir para estimar custos, o CUB também é utilizado, por exemplo, para calcular o valor da mensalidade a ser paga por um imóvel na planta. Desse modo, as parcelas não são fixas, mas atualizadas mensalmente de acordo com a variação do CUB.

Embora seja uma norma federal, o CUB não é o mesmo para cada estado, uma vez que cada estado tem sua própria realidade econômica. Assim, calcular o custo de uma construção no Pará não será igual a calcular o custo de uma obra em São Paulo, por exemplo.


Para saber qual o valor atual do CUB no seu estado e, assim, estimar quanto custa construir uma casa, sobrado ou até mesmo edifício, acesse o site www.cub.org.br. Outra boa ferramenta é o site Arquitecasa, no qual você simula os custos de uma obra com base em diversos atributos, como o estado onde a construção será feita, o número de pavimentos, de dormitórios, a área do terreno e o padrão de acabamento da obra.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de casa com 5 quartos e churrasqueira

Projeto de casa com 5 quartos bastante espaçosa, ideal para servir como morada de férias, tanto na praia como no campo. Além dos 5 quartos (incluindo uma suíte de casal), conta com cozinha, salas de estar e jantar amplas e integradas, um banheiro de uso comum, área de serviço, garagem com vaga para 2 carros amplas varandas, tanto na frente como nos fundos, com espaço para pendurar redes. A varanda dos fundos ainda conta com um espaço gourmet, com balcão e churrasqueira , proporcionando um excelente local para festas e confraternizações, ainda mais no caso de se optar por construir uma piscina nos fundos do terreno. Tamanho da casa: 15,1 metros de frente x 16,8 metros de fundo Área construída: 111,02 m² Terreno recomendado para implantação: 20 metros de frente x 30 metros de fundo Com um excelente aproveitamento de espaço, apesar de contar com 5 quartos esta residência tem apenas 111 metros quadrados, fazendo com que sua construção seja bem mais barata que a de ou

Plantas de casas 2 pavimentos

Se você pretende construir uma casa de 2 pavimentos , também conhecida como duplex ou sobrado, não deixe de conferir os projetos de casas de 2 andares que apresentamos a seguir! Planta de casa 2 pavimentos em terreno estreito Projeto de casa ideal para implementação em terrenos estreitos ou para construção de casas geminadas . Casa de 2 pavimentos, com mais de 90 metros quadrados de área construída (6 metros de frente por 9,3 de fundos), que conta com 3 quartos (sendo duas suítes), garagem para um carro, salas de estar e jantar conjugadas, lavabo e cozinha. Planta humanizada do térreo Planta humanizada do pavimento superior Planta de casa 2 pavimentos em terreno com declive Fachada Piscina Projeto de casa de 2 pavimentos em terreno com declive , com 175 metros quadrados de área construída. Conta com 4 quartos (incluindo uma suíte com closet e um quarto na edícula), esse belo duplex conta com garagem para 2 carros, salas de estar e jantar conjugadas, cozinha, desp

Projeto de casa térrea de 200 m²

Projeto de casa térrea de 200 metros quadrados , estilo moderno, ideal para praia, áreas urbanas e condomínios residenciais. Conta com 3 quartos (sendo duas suítes de solteiro e uma suíte master de casal com closet), salas de estar e jantar amplas e integradas, escritório, sala de home theater, lavabo, área de serviço, cozinha e despensa. Tudo isso agradavelmente distribuído em uma área construída de 198,64 metros quadrados. Na parte externa, a residência conta com 3 unidades : uma ampla varanda gourmet com churrasqueira, pergolado e espaço para pendurar redes, com 44, 23 metros quadrados; garagem de 41,45 metros quadrados com espaço para 3 carros; e uma edícula de 23,35 metros quadrados, com canil, depósito, quarto e banheiro externo. O projeto também contempla uma ótimo espaço para a construção de uma piscina . Tamanho da casa: 20 metros de frente x 25,8 metros de fundos, 2 pavimentos Área total: 307,67 m² Terreno mínimo para implantação: 20 metros de frente x 30 metro