Quanto custa construir uma casa?

O custo de construção de uma casa depende da combinação de inúmeros fatores, dentre os quais se destacam o preço da mão-de-obra, o local da construção e o preço dos materiais de construção. Também se deve levar em conta o padrão de acabamento da obra, que pode elevar em até 50% os valores.

Embora sejam vários os fatores a serem considerados, não é difícil calcular quanto custa construir uma casa. Um bom parâmetro a se utilizar é o CUB/m² (Custo Unitário Básico), um indicador que, basicamente, aponta qual é o custo médio de construção por metro quadrado, considerando tanto o custo de mão-de-obra como o de material, sem levar em conta o valor do terreno.


Quanto custa construir um sobrado no Brasil?


O CUB foi implementado através da Lei Federal 4.591 de 16 de dezembro de 1964, artigo 54, e é calculado mediante metodologia da ABNT – NBR 12.721:2006. Seu objetivo é disciplinar o mercado de incorporação imobiliária, servindo como parâmetro na determinação dos custos dos imóveis. Em função da sua credibilidade, o CUB tem sido utilizado como indicador macroeconômico dos custos do setor da construção civil. É o indicador de custos da construção, que demonstra sua relevância e que busca adequar-se a todo o desenvolvimento da construção. Assim, além de servir para estimar custos, o CUB também é utilizado, por exemplo, para calcular o valor da mensalidade a ser paga por um imóvel na planta. Desse modo, as parcelas não são fixas, mas atualizadas mensalmente de acordo com a variação do CUB.

Embora seja uma norma federal, o CUB não é o mesmo para cada estado, uma vez que cada estado tem sua própria realidade econômica. Assim, calcular o custo de uma construção no Pará não será igual a calcular o custo de uma obra em São Paulo, por exemplo.


Para saber qual o valor atual do CUB no seu estado e, assim, estimar quanto custa construir uma casa, sobrado ou até mesmo edifício, acesse o site www.cub.org.br. Outra boa ferramenta é o site Arquitecasa, no qual você simula os custos de uma obra com base em diversos atributos, como o estado onde a construção será feita, o número de pavimentos, de dormitórios, a área do terreno e o padrão de acabamento da obra.