Pular para o conteúdo principal

Programa para projeto de casas

Quem estuda ou pretende estudar engenharia civil ou arquitetura deve ter em mãos um bom programa para projeto de casas. Mas qual o melhor? Qual o mais adequado para minha necessidade? Existem bons programas gratuitos para projeto de casas?

Para tentar responder a essas e a outras perguntas, apresentamos, a seguir, algumas sugestões de programas para projetos!

••••••

Sweet Home 3D

A primeira opção é o Sweet Home 3D, um aplicativo que permite a criação de projetos arquitetônicos a partir do zero. O programa conta com ferramentas fáceis de dominar e uma interface totalmente traduzida para o português, bastando ao usuário dar alguns cliques no mouse para desenhar belos projetos.

Programa de Engenharia 3D


Além de determinar a área de construção e erguer paredes, o programa permite decorar os ambientes, alterando até pequenos detalhes. Desse modo, o usuário pode recriar sua própria casa no programa, podendo planejar mudanças na disposição dos móveis, por exemplo.

Para facilitar o processo de criação de ambientes e construção de casas, a interface do programa é dividida em quatro janelas diferentes, cada uma com sua função específica. A principal área de criação é a planta em duas dimensões no canto direito superior e, logo abaixo dela, o resultado é obtido de forma tridimensional.

Terminadas as criações, o programa salvar os modelos criados nos formatos OBJ, LWS e 3DS, tornando-o compatíveis com outras aplicações concorrentes. Também é possível exibir as criações aos amigos, graças a uma ferramenta que permite fazer sessões de fotos tridimensionais, destacando os pontos positivos e decorações de cada ambiente.

O Sweet Home 3D é totalmente gratuito e pode ser baixado aqui.


Google SketchUp

O SketchUp é um conjunto de ferramentas para a criação de modelos tridimensionais (3D), com uma usabilidade mais intuitiva e flexível do que programas similares, mostrando-se ideal para arquitetos, engenheiros civis, produtores de filmes, desenvolvedores de jogos e outros profissionais relacionados. E, não bastasse ser uma das melhores ferramentas de modelagem 3D disponíveis no mercado, o programa ainda é gratuito (freeware), embora também conte com um versão PRO, paga.

Programa para projetos 3D


Além de todas as ferramentas para criação que disponibiliza, o Google SketchUp, ainda apresenta outros trunfos:

• conta com vários vídeos tutoriais;
• centro de ajuda;
• gigantesca comunidade de usuários;
• suporte em português;
• ajuda na criação de modelos (através de uma caixa de diálogo do instrutor, que pode ser habilitada e desabilitada a qualquer momento);
• é capaz de trabalhar em conjunto com o Google Earthe YouTube (você pode, por exemplo, modelar sua cidade para o Google Earth, criar uma animação e publicá-la no YouTube);
• possibilidade da modelagem de ambientes internos, que podem ser feitos tanto do zero como a partir de criações de outros usuários, as quais podem ser baixadas no Google 3D Warehouse – um enorme banco de modelos.


Isso é só uma amostra. O Google SketchUp apresenta uma infinita gama de possibilidades. Para conferir todas essas possibilidades e baixar o programa - de graça - clique aqui.


•••

O Sweet Home 3D e o Google SketchUp são os melhores programas gratuitos para o desenho de casas e outros projetos de engenharia. No entanto, para quem precisa de uma ferramenta realmente profissional, a sugestão é utilizar o AutoCAD, o mais famoso programa de engenharia do mercado. O único porém é que o AutoCAD é pago, mas uma versão gratuita de testes (30 dias) pode ser baixada aqui. Ainda existe a possibilidade baixar o AutoCAD com crack (pirata), mas esteja ciente de que tal ato é ilegal (faça por sua conta e risco).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projeto de casa pequena com 3 quartos

Projeto de casa térrea pequena com 3 quartos, ideal para famílias de 4 pessoas, sendo uma boa alternativa tanto para quem busca financiamento pelo Programa Minha Casa, Minha Vida como para investidores que buscam empreendimentos de casas populares.

A planta conta com 3 quartos (sendo uma suíte de casal), um banheiro de uso comum e cozinha no estilo americano, com balcão passa-prato e conjugada com salas de estar e de jantar. Tudo isso agradavelmente distribuído numa área construída de 69,82 m²



Fachada



Planta humanizada


O custo estimado da obra, incluindo mão-de-obra e material, pode variar de R$ 50.000 a R$ 100.000, dependendo do padrão de acabamento e do estado em que se pretende fazer a construção.



Para conferir mais detalhes ou efetuar a compra do projeto, acesse o site Plantas de Casas.

Projeto de casa com 5 quartos e churrasqueira

Projeto de casa com 5 quartos bastante espaçosa, ideal para servir como morada de férias, tanto na praia como no campo.

Além dos 5 quartos (incluindo uma suíte de casal), conta com cozinha, salas de estar e jantar amplas e integradas, um banheiro de uso comum, área de serviço, garagem com vaga para 2 carros amplas varandas, tanto na frente como nos fundos, com espaço para pendurar redes. A varanda dos fundos ainda conta com um espaço gourmet, com balcão e churrasqueira, proporcionando um excelente local para festas e confraternizações, ainda mais no caso de se optar por construir uma piscina nos fundos do terreno.




Tamanho da casa: 15,1 metros de frente x 16,8 metros de fundo
Área construída: 111,02 m²

Terreno recomendado para implantação: 20 metros de frente x 30 metros de fundo







Com um excelente aproveitamento de espaço, apesar de contar com 5 quartos esta residência tem apenas 111 metros quadrados, fazendo com que sua construção seja bem mais barata que a de outras casas no mesmo estilo…

Plantas de casas 2 pavimentos

Se você pretende construir uma casa de 2 pavimentos, também conhecida como duplex ou sobrado, não deixe de conferir os projetos de casas de 2 andares que apresentamos a seguir!


Planta de casa 2 pavimentos em terreno estreito

Projeto de casa ideal para implementação em terrenos estreitos ou para construção de casas geminadas. Casa de 2 pavimentos, com mais de 90 metros quadrados de área construída (6 metros de frente por 9,3 de fundos), que conta com 3 quartos (sendo duas suítes), garagem para um carro, salas de estar e jantar conjugadas, lavabo e cozinha.



Planta humanizada do térreo


Planta humanizada do pavimento superior


Planta de casa 2 pavimentos em terreno com declive
Fachada


Piscina

Projeto de casa de 2 pavimentos em terreno com declive, com 175 metros quadrados de área construída. Conta com 4 quartos (incluindo uma suíte com closet e um quarto na edícula), esse belo duplex conta com garagem para 2 carros, salas de estar e jantar conjugadas, cozinha, despensa, área de serviço, escri…