Como fazer projetos de casas







O primeiro passo antes da
contrução ou execução de qualquer obra é a elaboração dos projetos. E isto não envolve apenas o projeto arquitetônico, é de extrema importância que se faça os seguintes projetos: projeto estrutural, projeto elétrico, projeto hidro-sanitário, dentre outros para uma melhor compreensão do que se quer na hora de executar a sua obra. Com isso você ganha tempo e dinheiro pois evitará erros na obra que poderiam se resultar na quebra de paredes mal posicionadas, etc.

Tudo bem, agora você já sabe que deve gastar com projetos antes de ascentar qualquer tijolo na obra, mas... quanto isso vai pesar no seu bolso?

Bom... isso vária muito pra cada região e depende também da finalidade do seu projeto, por exemplo:

Um projeto residêncial e o de uma biblioteca, ambos com dois pavimentos e dimensões iguais (100 m2). O projeto estrutural da biblioteca será diferente do residêncial, pois as cargas previstas que a estrutura da biblioteca deverá suportar serão muito maiores do que a prevista em uma residência, logo o valor a ser cobrado pelo projetista estrutural será diferente para cada projeto desse.

Mas você não tem dinheiro para pagar um arquiteto para fazer o projeto da sua casa, o que fazer nesse caso?

Simples! Faça você mesmo o projeto da sua casa!

Hoje ja existem serviços gratuitos para desenvolver o projeto de sua casa pela internet como o site MyFloorPlanner.

Existe Softwares para desenhos de plantas baixas como o CorelDraw e o Google SketchUp, que você verá em 3D(3 dimensões). O interessante do Google SketchUp é que você pode baixa-lo gratuitamente Clicando Aqui.




Também há modelos prontos na internet: Projetos Prontos!